sexta-feira, 11 de abril de 2008

Termos essenciais da oração

Introdução
Chamamos de termos essenciais da oração aqueles compõem a
estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado. São eles: sujeito e predicado.

Encontramos diversas definições do que vem a ser sujeito, tais como:

* Sujeito é o elemento do qual se diz alguma coisa.
* Sujeito é o ser que pratica ou recebe a ação que o verbo expressa.

Já sobre predicado podemos dizer que é aquilo que se diz sobre o sujeito.

No decorrer deste tutorial veremos a classificação e os tipos de sujeito e predicado.


SUJEITO


NÚCLEO DO SUJEITO


É a palavra (substantivo ou pronome) que realmente indica a função sintática que está exercendo.



Exemplo: O computador travou novamente.

Núcleo



A lâmpada está queimada.

Núcleo


TIPOS DE SUJEITO



O sujeito pode ser:


DETERMINADO



O sujeito é determinado quando é facilmente apontado na oração e subdivide-se em: simples e composto.



a) SIMPLES à quando possui um único núcleo.



Exemplo: o menino quebrou a janela.

Núcleo



Olga aprendeu a tocar violão.

Núcleo



b) COMPOSTO à apresenta dois ou mais núcleos.



Exemplo: Do Carmo e Dirceu cambaleavam pela rua.

Núcleo



O Windows e o Linux disputam o mercado de informática.

Núcleo



c) IMPLÍCITO à quando podemos identifica-lo através da desinência verbal.



Exemplo: (eu) Pintei algumas camisas.



(nós) Viajaremos para São Paulo.


INDETERMINADO



Quando não é possível determina-lo na oração.



O sujeito indeterminado apresenta-se de duas maneiras:

1. verbo na 3ª pessoa do plural, sem a existência de outro elemento que exija essa flexão do verbo.
2. verbo na 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome SE.

Exemplo: Maria, falaram de você na festa.

Mandaram o pintor concluir o serviço.

Precisa-se de costureiras.


ORAÇÕES SEM SUJEITO



São orações constituídas apenas pelo predicado, pois a informação fornecida não se refere a nenhum sujeito. As principais são:

1. verbos que exprimem fenômenos da natureza: chover, trovejar, nevar, anoitecer, amanhecer, etc.



Exemplo: Choveu muito hoje pela manhã.

Nevou bastante durante o inverno.


2. o verbo haver no sentido de existir ou indicação de tempo transcorrido.



Exemplo: Houve sérios problemas na rede da empresa.

Há vários anos não viajamos juntos.


3. verbo fazer, ser e estar indicando tempo transcorrido ou tempo que indique fenômeno da natureza.



Exemplo: Faz duas semanas que não viajamos.

Está muito quente hoje.

Era noite quando ele chegou.

Observações:

1. o verbo SER, impessoal, concorda com o predicativo, podendo aparecer na 3ª pessoa do plural.



Exemplo: São oito horas da manhã.

É uma hora da tarde.


2. os verbos que indicam fenômenos da natureza, quando usados em sentido conotativo (figurado) deixam de ser impessoais.



Exemplo: Amanheci indisposto.

Choveram reclamações sobre as operadoras de telefonia.


3. quando um pronome indefinido representa o sujeito ele deve ser classificado como determinado.



Exemplo: Alguém pegou a minha borracha.

Ninguém ligou hoje.

PREDICADO



O predicado é aquilo que se comenta sobre o sujeito. Para estuda-lo é necessário conhecer o verbo que forma o predicado. Quanto a predicação os verbos podem ser classificados como: intransitivos, transitivos e de ligação.


VERBO INTRANSITIVO



São verbos que não exigem complemento, pois têm sentido completo.



Exemplo: A menina caiu.

V.I

O computador quebrou.

V.I


VERBO TRANSITIVO



São verbos que exigem complemento e se dividem em: transitivo direto, transitivo indireto e transitivo direto e indireto.


TRANSITIVO DIRETO



Não exigem preposição, ligando-se diretamente ao seu complemento, chamado objeto direto.



Exemplo: As empresas tiveram prejuízos.

VTD

Luíza comprou doce.

VTD


TRANSITIVO INDIRETO



Exigem preposição, ligando-se indiretamente ao seu complemento, chamado de objeto indireto.



Exemplo: Gustavo gosta de chocolate.

VTI

Nós precisamos de melhores salários.

VTI


TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO



Exigem os dois complementos – objeto direto e objeto indireto – ao mesmo tempo.



Exemplo: Alan pediu um carro ao pai.

VTDI

Os alunos receberam elogios de seus professores.

VTDI

VERBOS DE LIGAÇÃO



São verbos que expressam estado ou mudança de estado e ligam o sujeito ao predicativo.



Exemplo: Os alunos permaneceram na sala.

VL

O computador é antigo.

VL



O verbo de ligação pode expressar:

1. estado permanente: expressa o que é habitual, o que não se modifica. Verbos SER e VIVER.



Exemplo: Anita é bonita.


2. estado transitório: expressa o que é passageiro. Verbos ESTAR, ANDAR, ACHAR-SE, ENCONTRAR-SE.



Exemplo: Antônio anda preocupado.

A criança está doente.


3. mudança de estado: revela transformação. Verbos FICAR, TORNAR-SE, ACABAR, CAIR, METER-SE.



Exemplo: A pintura ficou bonita


4. continuação de estado: Verbos CONTINUAR, PERMANECER.



Exemplo: O computador permaneceu desligado.

José continua febril.


5. estado aparente: VERBO PARECER.



Exemplo: A sobremesa parece saborosa.

TIPOS DE PREDICADO



Há três tipos de predicado: predicado nominal, predicado verbal e predicado verbo-nominal.


PREDICADO NOMINAL



Expressa o estado do sujeito. O verbo é de ligação.



Exemplo: O dia continua quente.

PREDICADO

Todos permaneciam apreensivos.

PREDICADO



Observação: o núcleo do predicado nominal é chamado predicativo do sujeito, pois atribui qualidade ou condição.


PREDICADO VERBAL



Expressa a ação praticada ou recebida pelo sujeito.



Exemplo: Os professores receberam o prêmio.

PREDICADO



Observação: o núcleo do predicado verbal é o verbo, pois sua mensagem principal é a ação praticada ou recebida pelo sujeito.



Exemplo: Os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho.

PREDICADO


PREDICADO VERBO-NOMINAL



Informa a ação e o estado do sujeito.



Exemplo: Nós chegamos cansados.

AÇÃO ESTADO



Cândida retornou feliz da viagem.

AÇÃO ESTADO



Observação: o predicado verbo-nominal é constituído de dois núcleos – um verbo e um nome – porque fornece duas informações: ação e estado.



Exemplo: O comprador saiu da loja estressado.



A criança dormia tranqüila.


CONCLUSÃO



Chegamos a conclusão de mais um tutorial de Português para concursos onde pudemos entender um pouco do que representam os termos essenciais da oração. Devo lembrar que esse tutorial serve apenas de base para um estudo mais aprofundado do assunto e como sempre digo, vale a pena dedicar um pouco do tempo que nós temos e aprofundarmos nossos estudos em Gramática de autores renomados.



Espero que mais uma vez tenha conseguido o meu intuito que é de ajudar no entendimento de nossa belíssima língua portuguesa.

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Introdução

Este tutorial é uma proposta de ensino que tem por objetivo ajudar pessoas de diferentes níveis de aprendizagem a resolver dificuldades que encontram no estudo da concordância verbal.


1. verbo com sujeito simples


O verbo concorda em número e pessoa, não interessando a posição.


Ex.: Ele chegou tarde.


Nós voltaremos logo.


Chegaram os alunos.


2. sujeito composto antes do verbo


a) o verbo vai para o plural:



Exemplo: Recife e Jaboatão dos Guararapes são as principais cidades do litoral pernambucano.



b) o verbo poderá ficar no singular:

* Se os núcleos do sujeito forem sinônimos.

Exemplo: A decência e honestidade é coisa rara nos dias atuais.

* Quando os núcleos formam uma gradação.

Exemplo: A angústia, a solidão, a falta de companhia levou-o ao vício da bebida.

* Quando os núcleos aparecem resumidos por tudo, nada, ninguém.

Exemplo: Diretores, gerentes, supervisores, ninguém faltou.



A ameaça, o terrorismo, a agressão, nada o assustava.



3. sujeito composto depois do verbo



a) o verbo vai para o plural



Chegaram ao estádio os jogadores e o técnico.



Cambaleavam na rua Do Carmo e Dirceu.



b) o verbo concorda com o núcleo mais próximo



Chegou ao estádio o técnico e os jogadores.



4. sujeito composto de pessoas diferentes



a) quando aparece a 1ª pessoa do singular o verbo vai para o plural



Exemplo: Jorge e eu jogaremos amanhã.



O professor e eu fotografamos vários tipos de pássaros.



b) se o sujeito for formado de segunda e terceira pessoas do singular, o verbo pode ir para a 2ª ou 3ª pessoa do plural.



Exemplo: Tu e ele ficareis atentos.



Tu e tua esposa viajarão cedo.



5. núcleos do sujeito ligados por OU



a) se houver idéia de exclusão ou retificação, o verbo fica no singular ou concordará com o núcleo do sujeito mais próximo.



Exemplo: Paulo ou George será o novo gerente.



O marginal ou os marginais não deixaram nenhuma pista para os policiais.



b)se não houver idéia de exclusão o verbo vai para o plural.



Exemplo: A bebida ou o fumo são prejudiciais à saúde.



6. núcleos do sujeito ligados por COM



O verbo irá para o plural, mas admite-se o singular quando se quer destacar o primeiro núcleo do sujeito.



Exemplo: O marceneiro com o pintor terminaram o serviço combinado.



O marceneiro com o pintor terminou o serviço combinado.



7. sujeito coletivo



Quando o sujeito é um coletivo, o verbo concorda com ele.



Exemplo: A multidão aplaudiu o discurso do diretor.



As boiadas seguiam seu caminho pelo pantanal.



Observação: se o coletivo vier especificado o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural.



Exemplo: A equipe de cinegrafistas acompanhou o protesto dos professores pelas ruas do Recife.



A equipe de cinegrafistas acompanharam o protesto dos professores pelas ruas do Recife.



8. sujeito é substantivo que só tem plural.



Quando o sujeito é um substantivo usado somente no plural, há duas possibilidades:



a) se o substantivo não vier precedido de artigo fica no singular.



Exemplo: Estados Unidos é a maior potência econômica do mundo.



b) se o substantivo for precedido de artigo, o verbo vai para o plural.



Exemplo: As Minas Gerais possuem grandes paisagens naturais.



9. sujeito é um pronome de tratamento.



Quando o sujeito é um pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa.



Exemplo: Vossa Excelência agiu corretamente.



Vossas Excelências votaram a nova lei.



10. sujeito são os pronomes relativos QUE e QUEM



a) se o sujeito for o pronome relativo QUE, o verbo concordará em número e pessoa com o antecedente do pronome.



Exemplo: Fui eu que liguei o rádio.



Fomos nós que consertamos a TV.



b) se o sujeito for o pronome QUEM, o verbo fica na 3ª pessoa do singular.



Exemplo: Não sou eu quem faz o jantar.



Fui eu quem pagou o jantar.



Observação: Popularmente é comum o verbo concordar com o antecedente do pronome QUEM.

Exemplo: Não sou eu quem faço o jantar.



11. o sujeito é uma oração



Quando o sujeito for representado por uma oração, o verbo fica na 3ª pessoa do singular.



Exemplo: Ainda falta comprar vários livros.



Não adianta vocês ficarem parados na fila.



12. os núcleos do sujeito são infinitivos



O verbo vai para o plural se os infinitivos forem determinados por artigos. Caso os infinitivos não aparecerem determinados o verbo poderá ficar no singular.



Exemplo: Correr e caminhar é um ótimo exercício.



O cantar e o dançar divertem qualquer pessoa.



13. Verbo com a partícula apassivadora SE



O verbo normalmente concorda com o sujeito.



Exemplo: Vende-se uma geladeira.



Vendem-se carros.



14. Verbo com índice de indeterminação do sujeito.



O verbo fica na 3ª pessoa do singular e a partícula a SE está ligada a um verbo transitivo indireto ou intransitivo.



Exemplo: Precisa-se de pedreiros.



Trabalha-se muito em Brasília.



15. Sujeito formado por expressões

* Um ou outro

O verbo concorda no singular com o sujeito.



Exemplo: Um ou outro jogador merecia críticas.



Um ou outro levava a irmã ao colégio.

* Um e outro, nem um nem outro, nem... nem...

O verbo concorda preferencialmente no plural.



Exemplo: Um e outro permaneciam aguardando a chamada.



Nem um nem outro quiseram tomar banho.

* Um dos que, uma das que

O verbo vai, de preferência, para o plural.



Exemplo: Antônio é um dos que mais estudam matemática.

* Mais de, menos de

O verbo concorda com o numeral a que se refere.



Exemplo: Mais de um aluno apresentou a pesquisa de campo.



Mais de cem menores fugiram do presídio.

* A maior parte de, grande número de

Essas expressões seguidas de substantivos ou pronome no plural, o verbo pode ir para o singular ou para o plural.



Exemplo: Grande número de empresários se revoltou contra o governo.



A maioria das pessoas protestaram contra o aumento da energia elétrica.

* Quais de vós, quantos de nós, alguns de nós

O verbo concordará com os pronomes nós ou vós ou concordar na 3ª pessoa do plural.



Exemplo: Alguns de nós chegaram hoje.



Muitos de nós não conhecemos as leis.



Observação



Se o pronome indefinido ou interrogativo estiver no singular, o verbo ficará na 3ª pessoa do singular.



Exemplo: Nenhuma de nós ouviu a notícia.



16. Haja vista



Podem ocorrer as seguintes concordâncias:

* A expressão fica invariável

Exemplo: Haja vista aos livros da escola. (atente-se)



Haja vista os livros da escola. (por exemplo)

* A expressão vai para o plural

Exemplo: Hajam vista os livros da escola. (vejam-se)



17. Concordância dos verbos DAR, SOAR, BATER



Esses verbos concordam regularmente com o sujeito, a não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito.



Exemplo: Batiam cinco horas quando o alarme tocou.



Deu quatro horas e ninguém foi visto.



18. Concordância dos verbos impessoais



Ficam na 3ª pessoa do singular, pois não possuem sujeito.



Exemplo: Havia cinco anos que moravam em Portugal.

Chovia muito naquela noite.



Faz dois meses que recebemos a carta.



Observação

* Quando acompanhado de verbo auxiliar, esse fica invariável na 3ª pessoa do singular.

Exemplo: Devia haver cinco anos que não falávamos com Rita.

* Verbos que exprimem fenômenos da natureza usados em sentido figurado deixam de ser impessoais.

Exemplo: Choviam lágrimas de seus olhos.

* Popularmente é comum usar o verbo TER como impessoal no lugar de haver ou existir.

Tem cinco anos que moravam em Portugal.



19. Concordância do verbo SER



O verbo SER ora concorda com o sujeito ora concorda com o predicativo.

* Quando o sujeito for um dos pronomes QUE ou QUEM o verbo SER concordará obrigatoriamente com o predicativo.

Exemplo: Que são homônimos?



Quem foram os vencedores do campeonato?

* O verbo SER concordará com o numeral na indicação de tempo, dias, distância.

Exemplo: É uma hora da madrugada.



São dezenove horas em ponto.

* Quando o sujeito for os pronomes tudo, o, isso, aquilo, isto o verbo SER concorda, preferencialmente, com o predicativo, mas poderá concordar com o sujeito.

Exemplo: Tudo são flores no início da relação.



Isto são fenômenos da natureza.

* Quando aparece nas expressões é muito, é pouco, é bastante o verbo SER fica no singular, quando indicar quantidade, distância, medida.

Exemplo: Quatro reais é pouco para irmos ao cinema.

Seis quilos de feijão é mais do que pedi.





20. Concordância do verbo PARECER



O verbo PARECER antes de infinitivos admite duas concordâncias:

* O verbo PARECER se flexiona e o infinitivo não varia.

Exemplo: As paredes do prédio pareciam estremecer.

* Não varia o verbo PARECER e o infinitivo é flexionado.

Exemplo: Os alunos parecia concordarem com o diretor da escola.

* O verbo PARECER concordará no singular, usando-se oração desenvolvida.

Exemplo: As paredes parece que estão estremecidas.


CONCLUSÃO



Como se pode notar concordância verbal é um assunto bastante extenso e requer muito estudo e concentração, pois apresenta várias regras e algumas se diferenciam por pequenos detalhes.



Vimos que quando o sujeito é simples o verbo concorda em número e pessoa, estando o sujeito antes ou depois do verbo. Se o sujeito for composto, há vários casos de concordância, tais como o sujeito anteposto ao verbo (o verbo vai para o plural, ou poderá ficar no singular); sujeito posposto ao verbo (o verbo vai para o plural ou pode concordar com o núcleo do sujeito mais próximo); sujeito representado por coletivo e assim por diante.



Também foi mencionado casos de concordância em que o sujeito é uma oração; os seus núcleos são constituídos por infinitivos e até por expressões como um ou outro, um e outro.



Enfim, acreditando que a linguagem usada neste tutorial é clara e objetiva, suponho ter alcançando meu objetivo que foi dar conta de uma parte tão importante da gramática que é a concordância verbal.
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